29/08/2008

VERDADE E MENTIRA

Passando pelo lago existencial, fiquei muito surpreso com a imagem que vislumbrei. Surpreso ao ponto que me fez pensar na infância.
Meus pais sempre me falaram da diferença entre as duas. Diante do que vi no lago, lembrei da infância e da família.
A imagem me incomodava, pois traia minha razão... Convicções! Reflexão? Interrogação? As duas estavam ali tão próximas, mas eram tão diferentes. As duas juntas num mesmo lugar. Uma cena curiosa. Reflexões e mais reflexões. Mas não era confusão. Pura realidade.
Elas estavam nuas. Mergulhavam e agitavam as águas do lago da existência como jamais alguém tenha visto antes. Pura sorte a minha? Pura obra do acaso? Claro que não. Encontrá-las nesse lago foi conseqüência de muita inquietação.
Mas afinal quem era a verdade e quem era a mentira naquele lago de tanta sofreguidão..., desolação e reflexão? Estavam tão juntas, a verdade e a mentira, que geraram tanta confusão. Nuas, pouca distinção.
Mais tarde me veio a grande surpresa. Enquanto uma se deliciava, distraída, nas águas do lago, a outra, sorrateiramente, roubou-lhe as roupas. A verdade estava distraída, distraída continuou. Sem perceber a grande loucura que tal cena provocou: a mentira que se vestira das roupas de verdade e que se dissipou.
A verdade, sozinha e sem roupas, percebendo a grande loucura saiu às pressas atrás das roupas que a mentira roubara. Sem a verdade, o lago da existência ficou vazio. Numa perseguição implacável a verdade disputava com a mentira pessoas, casas, lugares. A batalha não foi fácil. A mentira entrava pelas casas vestidas de verdade. Mas a verdade era impendida porque estava nua.
Parei. Pensei: era mais fácil aceitar uma mentira vestida com roupas de verdade do que aceitar uma verdade nua.
CRISDINEI SOARES
Meu prof de filosofia

3 comentários:

Pod papo - Pod música disse...

É bem como dizem: A verdade dói. Então muitas vezes não aceitamos a verdade nua e crua. Porém, a mentira tem pernas curtas e quando descobrimos isso a dor pode ser maior que a dor da verdade! É melhor ficarmos sempre do lado da verdade

Beijinhos!

Anônimo disse...

Oi Danna fico muito feliz com suas visitas no meu blog! o seu tbm é mto legal, ainda não tive tempo de divulgar o meu blog como vc sabe ele é recente.. gostaria que vc me ajudasse a divulga-lo se possivel!
Obrigada pela visita e sucesso com seu blog!

www.contexturadeleite.blogspot.com


Beijos!

Amanda disse...

Oi Danna fico muito feliz com suas visitas no meu blog! o seu tbm é mto legal, ainda não tive tempo de divulgar o meu blog como vc sabe ele é recente.. gostaria que vc me ajudasse a divulga-lo se possivel!
Obrigada pela visita e sucesso com seu blog!

www.contexturadeleite.blogspot.com


Beijos!