30/12/2008

LOLITA: o final

“... Ali estava ela (a minha Lolita), irremediavelmente gasta aos dezessete anos, com aquela criança, já sonhando nela em tornar-se uma pessoa importante e aposentar-se ali por 2020 A.D. E eu não cessava de fita-la, sabendo, tão claramente como sei que vou morrer, que a amava mais que tudo que jamais vi ou imaginei sobre a terra, ou que esperava encontrar em qualquer outra parte. Ela era agora a leve aragem violeta e o eco de folha morta da nymphet sobre a qual me lançara, aos gritos, no passado;
[...]
– Lolita – disse-lhe eu –, talvez não adiante, mas preciso dizer-lhe uma coisa. A vida é muito curta. Daqui até aquele velho carro que você tão bem conhece, há uma distância de vinte, vinte e cinco passos. É uma distância muito curta. Dê agora esses vinte e cinco passos. Agora. Neste momento. Venha assim como você está. E viveremos felizes para sempre.
[...]
– Não – respondeu ela – Não, querido. Não.
Ela jamais me chamara “querido” antes.”

.

.

Bem, depois de tanta correria finalmente consegui terminar de ler LOLITA. O final é mais ou menos assim...
Depois de anos percorrendo o Estado de carro com Humbert, Lolita foge com outro homem, deixando H.H. desesperado á procura de sua filhinha. Até que reencontra Lolita com já dezessete anos, grávida, casada com outro rapaz pobre e surdo. A parte comovente e irônica dessa história é que Humbert percebe que continua apaixonado, apesar de Lolita não ser mais uma ninfeta.
Ele vai atrás de Quilty, o homem que havia levado sua protegida embora e mata-o. Vai preso e resolve escrever o livro.
Sobre a pergunta que eu havia deixado no primeiro post, que dizia que só lendo pra descobrir a “verdade”, deixarei que o próprio H.H. lhes conte:


“Eu a amava, Lolita. Eu era um monstro pentápode, mas amava-a. Era uma criatura desprezível, bruta, torpe e tudo o mais, mais jet’aimais, jet’aimais! E havia ocasiões em que eu sabia como você se sentia – e era um inferno sabê-lo, minha pequena! A pequena Lolita, a corajosa Dolly Schiller!

§

Um comentário:

Anônimo disse...

também estou lendo! muito bom! parabéns!