11/11/2008

Metamorfose de Narciso




Metamorfose de Narciso - 1937



Muitos, creio eu, já ouviram falar de Narciso, o jovem grego.
Conta-se a lenda que Narciso era um rapaz muito bonito, e que um dia passeando perto de um lago, viu sua imagem refletida. Aqui começa a tragicomédia... ele acabou se apaixonando pela sua própria beleza e ao tentar abraçar o seu reflexo, caiu no lago e se afogou!
Os deuses o transformaram em flor... (acho que isso foi pra tirar uma com o velho Narciso de guerra, que passou a ser chamado de florzinha, mas isso não vem ao caso.)

Salvador Dali retrata a cena de uma forma bem peculiar... Mostra Narciso sentado a beira de um lago, olhando pra baixo, e do seu lado, há uma figura de pedra que se parece com ele, mas é uma mão segurando uma espécie de ovo de onde brota a flor narciso.

Reparou?! agora tente olhar pro Narciso sem comparar ele com a pedra segurando um ovo com uma flor... não consegue, né?! É esse o destino de Narciso. É a sua punição. E nós os expectantes, é que damos essa punição a ele enquanto vemos a pintura. Nós somos os responsáveis pela metamorfose de Narciso.

E é por isso que eu a adoro. Dá-lhe Dali!!!

§

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi Danna, interessante esta foto. Já tinha ouvido falar de narciso...Mas não conhecia a pintura. Bjs e...tô de mal de vc rsrsrs.