05/11/2008

LOLITA

"Lolita, luz de minha vida, fogo de meu lombo. Meu pecado, minha alma. Lolita: a ponta da língua fazendo uma viagem de três passos pelo céu da boca, a fim de bater de leve, no terceiro, de encontro aos dentes. LO. LI. TA. Era LO, apenas LO, pela manhã, com suas meias curtas e seu um metro e quarenta e oito centímetros de altura. Era Lola em seu slacks. Era Dolly na escola. Era Dolores quando assinava o nome. Mas, em meus braços, era sempre Lolita."


Vladimir Nabokov


Comecei a ler esse livro por curiosidade, porque eu deveria estar lendo Memorial de Aires... Mas não consigo!
Doaram esse livro para "minha" biblioteca, e assim que vi, não resisti.
Gosto das lolitas... Talvez pela ousadia delas, ou talvez pelo doce sorriso que conseguem exibir diante do homem desejado, como se ele fosse apenas um brinquedo da loja cara que o dono lhe permitiu brincar, com a promessa de não estragá-lo.
Mas essa lolita é diferente... Ela tem apenas doze anos... Hoje em dia, isso pode ser lido como um romance pedófilo, sim Senhor! Mas, não creio que seja esse o ponto alto da trama, e sim, aquela pergunta que fica na nossa cabeça para o resto das nossas vidas... Ela era uma ninfeta mesmo, ou o H.H. (narrador-personagem) exagerou na trama com sua cabeça suja e doente?!
Ele mesmo diz que para reconhecer uma lolita é preciso que seja um artista e um louco, uma criatura de infinita melancolia, com um borbulhar de veneno ardente no lombo e uma chama supervoluptuosa a arder permanentemente na delicada espinha.

O livro é um verdadeiro best-seller, muito bom, só acho que a lolita desse livro deveria ter mais idade... Pra mim, não há nada de sedutor em uma menininha de meia soquete de doze anos.

Se bem que, só lendo pra saber como é a verdadeira Dolores, a Lô, a Lolita de Nabokov... e aí depois você me conta, ok?!
§

3 comentários:

Anônimo disse...

que q é isso?me manda uma cópia!!!srsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrrsrsrsrsrsrsrrsrsrsrsrsrrsrsr!!!!!!!!!!!

Paula § Danna disse...

kkkk.. se desse eu mandava mesmo..
mas a distância nos separa, mi amore.

amu-te treinzim...
bjus de chocolate

Previously disse...

Vc tem toda razão quando fala que o principal do livro é essa dúvida que fica, sobre o que era fruto da loucura de H.H. e o que era, de fato, real. É mesmo muito bom o livro!

bjo